Libertando um Texto, dando asas à imaginação

AUTORA
Professora Viviane Bacheladenski Hull, 5º ano D

A cada dia de aula, os alunos, numa sequência alfabética, tiram um texto que está dentro de uma gaiola, (enrolado e amarrado) solta-o e realiza a leitura do mesmo reconhecendo o gênero textual e identificando a sua finalidade oralmente, com os colegas de turma. Após realizamos as atividades de gêneros específicos para o dia, pois os gêneros textuais fazem parte do cotidiano de todos e cabe a nós sabermos identificá-los.

Em primeiro momento, trabalhamos com textos instrucionais. Esse gênero exige mais a compreensão, pois sua finalidade é ensinar a fazer algo, então usamos a compreensão de um texto que fala do “ uso de controle remoto” e outro com regras de jogos especificando o “jogo da memória”. Para melhor compreensão fizemos o joguinho na sala de aula para aplicar as regras.

Num segundo momento trabalhamos com o gênero textual “Diário Pessoal”, onde os alunos com o apoio do livro didático, realizaram a leitura do exemplo de uma página de diário, após foi feito a interpretação oral do mesmo, e para finalizar, a produção textual do dia anterior do aluno para melhor compreensão do gênero. Os alunos tiveram a oportunidade de relatar o seu dia através da escrita, a qual foi muito proveitosa.

No terceiro momento trabalhamos com os gêneros “notícia e reportagem” pois são parecidos, mas cada uma tem sua particularidade. Dessa forma os alunos compreenderam as suas diferenças e semelhanças. Assim, no dia 06 de março concluímos uma parte do projeto “Libertando um Texto”, que tem objetivo de incentivar a leitura, identificar e perceber a finalidade dos diferentes gêneros textuais que fazem parte do nosso cotidiano.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

misturas homogêneas e heterogêneas

Água, Doce água

Machado de Assis