“ Devorando” ( compreendendo) frações

AUTORA
Professora Viviane Bacheladenski Hull, quinto ano D

Ao trabalharmos com o tema fração, fica vago para o aluno, em que momento do dia a dia se depara com esse conteúdo.

Foi aplicado as atividades de leitura e representação de fração, mas observei que não tinham compreendido ainda sobre o que relacionava. Então resolvi fazer atividades mais concretas, apoiando-se no lúdico para o próprio manuseio e compreensão.

No primeiro momento, realizamos a representação de frações, onde cada aluno, através de sorteio, pegou uma fração que deveria representar(desenho),foi muito proveitoso, pois tiveram que pensar como iriam dividir o material igualmente para representar a sua atividade. E para concluir, fizemos a divisão de pizzas em sala de aula, fechando assim a compreensão e representação “devorando “ as fatias depois que fizemos o questionamento da tarefa.Após essa atividade, realizamos uma de fração equivalente, através de dobraduras no sulfite e usando como multiplicador o número 2, puderam compreender que uma fração é equivalente a outra, que quanto mais se vai fazendo a equivalência, menores se tornam seus tamanhos e também puderam perceber com essa atividade qual é maior > < menor .

Acredito que esse conteúdo fixou na memória e tam






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

misturas homogêneas e heterogêneas

Água, Doce água

Machado de Assis