Gênero textual: Receita
Professora Regina Fabiele da Silva Domareski, quarto ano
Nas primeiras semanas de maio, a professora deu início ao projeto do “vamos ler” enfocando o gênero textual “Receita”, que teve como função principal de identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social e cotidiana dos alunos. Para enriquecer a aprendizagem dos alunos referente a esse tema, realizamos rodas de conversa, pesquisas, atividade de registro e leituras, entrevista e muito estudo, instigando os mesmos a reflexão sobre esses textos que utilizamos no dia a dia.
Iniciamos a aula formando um círculo, permitindo que os alunos estivessem a vontade para dialogarem e trocarem ideias, a professora explicou a importância do gênero receita, que serve para ensinar como os alimentos podem ser preparados, também perguntei se já leram algum livro ou site de receitas? Qual? Se já assistiram um programa de televisão ou vídeo na internet com receitas? Como foi? Os alunos se empolgaram e teve muita troca de experiências. Em seguida a professora entregou uma receita de bolo de chocolate com as partes desordenadas e as informações de ingredientes e modo de fazer incompletas, os alunos em duplas reorganizaram a receita e colaram no caderno.
Como tarefa de casa a professora pediu que juntamente com um responsável, fizessem uma receita de família, tirando fotos do passo a passo e anotando tudo em seu caderno. Em outro momento na sala de aula começamos a confeccionar caderninhos de receitas para presentear as mães, e utilizar as receitas que eles trouxeram em seus cadernos, houve muito entrosamento entre os alunos. Também escolhemos uma das receitas, que foi o bolo de chocolate, que praticamente todos eles gostam, para ser o assunto principal de uma entrevista feita por um aluno. O aluno Vitor foi o sorteado para entrevistar um familiar. E para concluir esse estudo sobre receitas, foi apresentado aos alunos a entrevista feita pelo colega.
Comentários
Postar um comentário