Tabuada Divertida
AUTORA
Professora Regina Fabiele da Silva Domareski, quarto ano
Disciplina- Matemática
O objetivo dessa aula é despertar nos alunos interesse pelo estudo da tabuada, memorizar a tabuada, raciocinar rapidamente, exercitar o cálculo mental, trabalhar a tabuada por intermédio de jogos, desenvolver a linguagem oral, desenvolver atitudes de interação e de troca de experiências em grupos.
A aula iniciou-se com uma introdução ao tema, a professora explicando que inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos. Porém, é necessário trabalhar o processo de construção da tabuada, para que possam entender o significado do que estão recitando e assim memorizar.
Num primeiro momento a professora explicou as variadas formas de chegar a um mesmo resultado, montamos a tabuada convencional, observaram a tabuada de Pitágoras, e também fizeram atividades impressas para um melhor entendimento.
Em seguida os educandos se reuniram em dois grupos e jogaram o dominó da tabuada, onde teve muito aprendizado e diversão.
Os alunos receberam a tarefa de criar o seu próprio jogo da tabuada, utilizando tampinhas de garrafa pet como material. Essas produções em sala ajudaram ainda mais na compreensão dos cálculos durante o jogo, com o intuito de facilitar as operações de multiplicação e a divisão.
A aula foi um sucesso, a professora conseguiu adequar suas intervenções as necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos.
Professora Regina Fabiele da Silva Domareski, quarto ano
Disciplina- Matemática
O objetivo dessa aula é despertar nos alunos interesse pelo estudo da tabuada, memorizar a tabuada, raciocinar rapidamente, exercitar o cálculo mental, trabalhar a tabuada por intermédio de jogos, desenvolver a linguagem oral, desenvolver atitudes de interação e de troca de experiências em grupos.
A aula iniciou-se com uma introdução ao tema, a professora explicando que inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos. Porém, é necessário trabalhar o processo de construção da tabuada, para que possam entender o significado do que estão recitando e assim memorizar.
Num primeiro momento a professora explicou as variadas formas de chegar a um mesmo resultado, montamos a tabuada convencional, observaram a tabuada de Pitágoras, e também fizeram atividades impressas para um melhor entendimento.
Em seguida os educandos se reuniram em dois grupos e jogaram o dominó da tabuada, onde teve muito aprendizado e diversão.
Os alunos receberam a tarefa de criar o seu próprio jogo da tabuada, utilizando tampinhas de garrafa pet como material. Essas produções em sala ajudaram ainda mais na compreensão dos cálculos durante o jogo, com o intuito de facilitar as operações de multiplicação e a divisão.
A aula foi um sucesso, a professora conseguiu adequar suas intervenções as necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos.
Comentários
Postar um comentário