Riquezas do Paraná

AUTORA
Professora Regina Fabiele da Silva Domareski, quarto ano C

Dei início aos conteúdos de história enfocando “Caminhos, transportes e atividades econômicas na formação do Paraná”. Fizemos um bate papo sobre o que os alunos já sabiam sobre o nosso estado, citamos sobre a quantidade de etnias existentes no Paraná e seu país de origem, como onde se estabeleceram e criaram suas culturas, tiveram que trabalhar em fazendas entre outros.

Logo após apresentei o vídeo: Vamos ler aborda a história da imigração no Paraná http:// youtu.be/hjfok_ksm-y? tiveram como atividade de pesquisa, pesquisar quais foram as primeiras atividades econômicas exploradas no Paraná.

E para buscar ainda mais conhecimentos sobre a história do povo paranaense, realizamos uma aula passeio juntamente com o 5 ano D da professora Viviane Hull, para o município de Castro PR, cidade onde guarda grandes riquezas históricas, como a fazenda Capão Alto, onde se encontra as ruínas de uma antiga senzala de escravos e o casarão da fazenda onde viviam os donos da fazenda, também fomos ao museu dos Tropeiros, Casa de Sinhara, Casa da Praça, onde tivemos a sorte de participar de uma oficina que estava acontecendo nesse final de semana. A oficina tratava do Movimento Paranista, onde falava da identidade cultural do Paraná.

Os alunos ficaram encantados com tudo que viram e ouviram. Foi um passeio enriquecedor e cheio de significados onde puderam aprofundar seus conhecimentos e também relacionaram os símbolos oficiais do Paraná à história do Estado. Consegui identificar ainda mais o aprendizado dos alunos, pois tudo o que ensinamos na prática gera mais interesse, respeito e admiração queficam guardados em nossas memórias.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

misturas homogêneas e heterogêneas

Água, Doce água

Projeto “Descrevendo Emoções”